Ícone do site Nacional Filtros

A Importância da Hidratação do Corpo Humano

Garantindo uma ingestão adequada de água, associada a uma alimentação balanceada, e mantendo hábitos de vida saudáveis, garantiremos nosso corpo em equilíbrio para vivermos com saúde e qualidade de vida, com energia e disposição para executarmos nossas atividades diárias.

A prática de uma alimentação saudável compreende um padrão alimentar adequado às necessidades individuais assim como a ingestão hídrica diária suficiente. A alimentação é um hábito essencial à vida do ser humano pois não comemos apenas porque necessitamos de ingerir nutrientes para o funcionamento do nosso corpo, mas cada vez mais por motivos socioculturais e de satisfação pessoal e esquecemo-nos de um bem tão essencial: A água. 

A água é um dos grandes remédios da natureza para a nossa saúde, composta de vários minerais, esse precioso líquido é vital para o funcionamento do nosso corpo. É ela que transporta os nutrientes, elimina as toxinas, aquece, lubrifica e também hidrata todo o nosso organismo.

Beber água é uma atitude essencial para manutenção da vida. Isso faz da reposição de líquidos uma das mais importantes práticas nutricionais que existem.

O ser humano pode ficar até 5 minutos sem respirar, até 35 dias sem comer, porém, morre em 5 dias senão ingerir líquidos.

 

Beber durante as refeições não é uma prática recomendada!

Para a nutricionista Caroline Codonho, especialista em nutrição funcional, o uso de líquidos ao mesmo tempo das refeições também interfere no controle da fome.

Na verdade, beber durante as refeições atrapalha o mecanismo de saciedade. Consumindo os líquidos durante esse processo, você causa uma distensão da parede estomacal, que é flexível, e com isso dá uma falsa impressão ao cérebro de que o estômago está vazio e que cabe mais comida …

Ela admite que a ingestão mútua de comida e bebida é um hábito cultural das pessoas, por isso aconselha uma mudança gradativa nesse costume.

Seja antes ou depois das refeições, a melhor opção de bebida parta sua alimentação são os sucos naturais. Os feitos à base de frutas cítricas, por exemplo, além de hidratarem com muito sabor, ajudam à absorção de muitos mineiras essenciais ao nosso corpo e que normalmente são perdidos por processos do organismo, como a urina e o suor. Veja os benefícios de alguns desses sucos:

Beba bastante líquido, e viva com mais saúde e qualidade de vida.

Sair da versão mobile