Ícone do site Nacional Filtros

Atividade e exercícios físicos contribuem para longevidade e qualidade de vida

Atividade física beneficia equilíbrio, massa muscular e proteção dos ossos.

O médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), José Elias Soares Pinheiro, reforça os benefícios do exercício mesmo com o avanço da idade.

Não há a menor dúvida que a prática de atividade física está diretamente relacionada a uma melhor qualidade de vida e a um melhor desempenho nas atividades de vida diária do idoso.
, explica o médico. Para ele, isso mostra que independente dos anos de vida, nunca é tarde para recomeçar e iniciar uma atividade física, seja ela natação, ciclismo, caminhada, entre outras.

Alguns estudos já avaliaram o impacto do exercício físico em pontos muito específicos no corpo humano.

Há evidências que mostram que pode até retardar os sintomas iniciais de problemas de memória, como esquecimentos, que acontecem com quem tem demência por doença de Alzheimer. O exercício vai ajudar na melhora da performance das atividades diária.

Para fazer uma atividade física como caminhar ou se levantar, um idoso não precisará de uma avaliação médica, mas para exercícios físicos como a corrida, a natação ou o ciclismo, o ideal é que a pessoa busque sim um respaldo, segundo o médico José Elias.

A realidade, com esse processo de crescimento que a população brasileira vem experimentando, a gente está percebendo que o perfil é realmente outro. Existem doenças em que uma atividade física, por exemplo, uma corrida, pode ser prejudicial, mas caminhar traz benefícios.
, explica.

Segundo o médico, em 1945, a expectativa de vida era em torno de 50 anos de idade. Hoje, quem está nascendo no Brasil tem uma perspectiva de viver até os 80 anos! Independente da faixa etária e da expectativa, você deveria começar já uma atividade física!

Isso vai repercutir na sua qualidade de vida e no envelhecimento ativo. Hoje nós não temos a menor dúvida de que a prática de atividade física está sempre relacionada a uma melhor desempenho no seu dia-a-dia, melhor desempenho nas atividades de instrumentais e uma diminuição de determinados tipos de doenças crônico-degenerativa.
, afirma o médico.

Entre as doenças típicas do processo de envelhecimento, chamadas doenças crônico-degenerativas, está a hipertensão arterial, diabetes, obesidade e o aumento do colesterol que podem ser retardadas e até evitadas, segundo o geriatra, com a atividade física.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/im8139

Sair da versão mobile